Irrigação automatizada: uso racional da água.

O acesso à água “doce” cada vez mais tem sido tratado como uma das maiores preocupações e desafios, justamente em um mundo que já discutiu amplamente assuntos relacionados a fatores de risco para o meio ambiente, como poluição, aquecimento global e escassez dos recursos naturais. Essa discussão profunda e repeditamente realizada direcionou os olhares de cientistas do mundo todo ao longo do últimos anos ao desenvolvimento de possibilidades de escolhas e hábitos que viessem a proporcionar menos impactos negativos ao meio ambiente, e isso foi o principal motivador de se pensar mudanças para o futuro da vida humana no que diz respeito não só à produção de alimentos, mas também a todas as formas de se utilizar o recurso natural mais fundamental: a água – sendo o seu uso racional apontado como o hábito mais importante a ser incorporado à sociedade que está por vir.

Diante disso, técnicas, produtos e projetos que possibilitam usar a água de forma econômica têm sido a preferência em um mercado preocupado com esse bem tão precioso e essencial, e talvez o mais proeminente dentre eles é o sistema de irrigação automatizado.

Sistema de Irrigação Automatizado (SIA)

Já imaginou a irrigação do jardim ou da lavoura sendo realizada despreocupadamente, passando a ser acionada e interrompida sem a necessidade da sua intervenção (comodidade), em momentos certos (economizando água), sendo interrompida em caso de chuva (evitando desperdício) e dispensando o uso de mão-de-obra (redução de custos)? Essas, dentre outras, são vantagens de se utilizar um Sistema de Irrigação Automatizada (SIA) que tem transformado a maneira de se pensar a irrigação. É interessante mencionar que o sistema pode ser também utiizado com água de poços artesianos ou cisternas, o que vai ainda mais de encontro à ideia de ecoeficiência.

Como funciona?

Através da interação entre sensores de chuva e microcontroladores responsáveis pelo acionamento das válvulas, ocorre a irrigação conforme o grau de necessidade de água do local. Além dos sensores, utiliza-se bombas, tubulação subterrânea, aspersores e conexões. Vale ressaltar que o controlador eletrônico (ou programador) é considerado o “gerente” da irrigação, pois armazena e processa todas as informações nele embutidas e faz todo o equipamento trabalhar de forma harmônica, ordenada e eficaz.

Principais vantagens:

Muitas vezes não sabemos a quantidade ideal de água que o solo necessita e acabamos por irrigar demais, deixando o solo encharcado e desperdiçando água, ou simplesmente não irrigamos o suficiente, prejudicando o crescimento e hidratação das plantas. Assim, uma das principais vantagens de um sistema automatizado é garantir maior eficiência na aplicação de água, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Além disso, por ser um sistema totalmente automatizado, praticamente dispensa mão-de-obra para irrigação (no caso de propriedades rurais). O sistema também possibilita irrigações noturnas sem necessidade de acompanhamento, com maior precisão nos tempos e turnos e diminuição de custos de acionamento e bombeamento.

Onde Comprar?

A IrrigaeRegafácil dispõe dos componentes necessários à criação de sistemas para jardins ou grandes propriedades rurais. Todos com a qualidade, garantia e durabilidade.

Solicite hoje mesmo a instalação desse revolucionário sistema e usufrua das vantagens da tecnologia para garantir economia, praticidade e racionalidade no uso do nosso bem mais precioso.

Para valores, dúvidas, ou demais informações, entre em contato conosco: 11 98547-0000 | contato@irrigaregafacil.com.br

Fonte: Casa do Agricultor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *