Encontrar um grande número de áreas verdes em meio ao cinza da falta de planejamento dos grandes centros urbanos brasileiros não é comum. A construção de telhados verdes na cobertura de edifícios é considerada por muitos como uma forma de amenizar o problema. Esses espaços podem ser construídos na cobertura de prédios residenciais, hotéis, imóveis comerciais e até mesmo de casas.
“Qualquer imóvel pode ter um telhado verde desde que seja dado um laudo técnico assegurando a capacidade de carga extra a ser instalada sobre o telhado”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Kozmhinsky, da MKz Paisagismo e Consultoria.
E quais são os sistemas de telhado verde que existem? Eles se diferenciam pela forma de plantio e são divididos em extensivo, semi-extensivo e intensivo. A escolha para cada tipo de cobertura vai depender de fatores como a estrutura do imóvel e o custo com manutenção.
Os telhados com cobertura extensiva costumam ser mais simples e com menor custo de manutenção. A vegetação utilizada precisa de apenas uma pequena camada de substrato, como plantas rasteiras e de pequeno porte, fazendo menos peso sobre a estrutura do imóvel.
As técnicas semi-extensivas possuem uma camada de substrato um pouco maior, comportando plantas de médio porte.
Já nas coberturas intensivas, é possível utilizar plantas maiores, o que vai exigir mais cuidados e até mesmo um sistema de irrigação. Nesse caso, os telhados verdes funcionam como verdadeiros jardins e áreas de convivência.
“A vegetação pode ser de todo tipo, seja arbórea, arbustiva ou de herbáceas, sendo necessário calcular a carga extra e criar uma boa impermeabilização para assegurar que não provoque danos estruturais”, explica o engenheiro agrônomo.
Ainda de acordo com o especialista, não existe uma média de preço para implantar um telhado verde. “Cada projeto tem suas características, pode necessitar de estrutura e vegetação diferenciada”, diz.
Os benefícios da instalação de um telhado verde vão além da parte estética. Entre as vantagens estão a redução da temperatura interna do imóvel e até mesmo do consumo de energia.
“Existem muitas vantagens no uso do telhado verde, como a redução da poluição ambiental, redução da poluição sonora, redução de ilhas de calor e criação de espaços de convivência”, explica Kozmhinsky.
Já pensou em ter um dentro de sua empresa ou da sua própria casa? Saiba mais sobre o projeto e tire suas dúvidas!
Fonte: O Meu Jardim