Automação de sistema de irrigação

Inovações com automação de sistema de irrigação

Utilização de sensores e programadores auxilia o cuidado na produção

O uso de automação de sistema de irrigação surgiu para alavancar os negócios que trabalham com plantações e estão sujeitos às alterações climáticas. Assim, o uso de sensores e programadores facilitou o processo de irrigação. De qualquer lugar, o produtor pode identificar os problemas e resolvê-los.

A questão do horário de irrigação, quantidade necessária e dias escolhidos ficam mais fáceis com o acompanhamento da automação de sistema de irrigação. Antes, realizada de forma manual, era mais difícil avaliar se o solo estava uniformemente molhado ou se a qualidade estava adequada. Hoje, é possível identificar os pontos que estão prejudicando a produção e, mesmo distante, realizar reparos. Ainda, mesmo que ele não possa realizar tal tarefa, os sistemas mais modernos já realizam a irrigação de forma automática, sem acionamento, ao perceber algum problema no solo.

Alguns modelos possuem um transmissor via rádio das informações e, os mais modernos, podem ter wi-fi e enviar as informações para um computador que processa as informações. Tudo isso só foi possível devido a automação de sistema de irrigação. Com o crescimento de produtores de grãos, por exemplo, viu-se necessário esse processo de mudança para alavancar as produções.

automação de sistema de irrigação é necessária para um maior manejo da produção. Além disso, com ela, é possível economizar água, energia e gasto com mão-de-obra. O acompanhamento diário otimiza a produção e melhora a qualidade, sendo a solução para que perdas não ocorram.

Se o equipamento, por exemplo, observar que uma área deixou de ser molhada é possível sugerir a troca de lugar dos aspersores ou uma atenção maior sobre a técnica utilizada e como melhorar a irrigação. Algumas possibilidades de automação de sistema de irrigação atuam por aspersão, gotejamento e de superfície.

Alguns pontos podem influenciar na manutenção e na escolha dos melhor equipamento: o projeto que foi feito, dependendo do solo e do formato do terreno; a montagem e a disposição dos irrigadores, por meio de uma técnica específica; e o cuidado do produtor ou funcionário responsável pela irrigação. Além disso, a automação de sistema de irrigação pode auxiliar na identificação de calor e incidência solar da plantação, visto que irrigação não é um processo de somente molhar plantas, mas cuidar do manejo do produto.

automação de sistema de irrigação auxiliou nas escolhas de equipamentos e acessórios. Esses podem possuir dimensões e intensidade de pressão diferentes. É importante, portanto, conhecer cada necessidade para escolher o melhor produto. O que é evidente, nesse sentido, é a importância da automação como forma de melhorar o cuidado ao ambiente e ter mais tempo livre para outras atividade.

PARA SABER MAIS SOBRE AUTOMAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Ligue para (11) 98547-0000 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Fonte: IrrigaFlora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *