Melhores dicas para irrigação do seu jardim

IRRIGAÇÃO NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA

Jardineiros tem hábitos de irrigação que variam amplamente. Alguns preferem deixar a terra e as plantas ficarem bem secas antes de regar. Outros regam demasiadamente e acabam afogando seu gramado e flores. Os dois extremos deixam as plantas vulneráveis. Plantas debilitadas com o excesso ou falta de água são as primeiras vitimas de insetos e doenças e produzem menos flores ou legumes.

Regar parece simples, mas, na verdade, leva um pouco de conhecimento para fazer corretamente. Por isso compilamos as melhores dicas para irrigação do seu jardim.

Comece identificando o tipo de solo que existe no seu jardim e meça a quantidade real de água que suas plantas recebem.

Os vegetais precisam de uma polegada de água por semana. Ela pode ser água da chuva ou irrigação. Os solos arenosos devem receber ½ polegada de água duas vezes por semana. Solo argiloso ou de barro pode receber 1 polegada de água uma vez por semana.

Ter o solo completamente encharcando com irrigação pouco frequente é melhor do que irrigação regular rasa. Irrigar profundamente o solo incentiva as raízes das plantas irem se aprofundarem no solo, enquanto regar pouco mantém as raízes perto da superfície, deixando as plantas suscetíveis à seca.

Um sistema de irrigação barato é uma maneira fácil de manter o controle de quanta água seu jardim recebe. Se suas plantas não receberam uma polegada de água durante uma semana, você saberá como completar com rega adicional a partir do seu sistema de irrigação.

Jardineiros podem pensar que muita água é melhor do que pouca. Na verdade, existe um potencial para danos de qualquer maneira.

Além do desperdício de água, há uma possibilidade de que você pode prejudicar suas plantas se você mantiver o solo alagado. Raízes precisam de ar para respirar e quando os poros do solo estão completamente cheios de água, raízes e sua capacidade de absorver água e minerais estará comprometida.

Durante a germinação, o solo precisa ficar uniformemente úmido. Há momentos em que certas plantas precisam de mais água do que outras.

Além das primeiras semanas após a germinação, certos vegetais requerem água adicional durante os estágios de crescimento. Por exemplo a lima e o feijão em vagem precisam de água quando estão na floração. A água é especialmente necessária para o milho durante o espigamento e desenvolvimento. Berinjela, pimenta e tomate necessitam de água desde a floração até a colheita.

Regar adequadamente conserva recursos e tempo. Mulching, ao mesmo tempo protege as raízes das plantas de temperaturas extremas e adição de matéria orgânica ao solo, também diminui a evaporação da água do solo.

Se você é parcimonioso sobre irrigar, mantenha uma camada de 2 a 4 polegadas de cobertura morta envolta do caule de seus vegetais e regue apenas quando for absolutamente necessário.

O ideal é escolher as plantas para seu jardim ou horta de acordo com seu hábito de irrigação.

A irrigação não tem que ser uma ciência exata. Mas com um pouco de atenção e medição, suas plantas ficarão mais felizes e vão recompensá-lo com flores maiores e uma melhor colheita.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente via nosso e-mail: contato@irrigaeregafacil.com, será um prazer!

Melhores Dicas para Irrigação do seu Jardim 1

Fonte: Meu Dedo Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *