É possível evitar brocas, pulgões, ácaros e carrapatos em sua horta? Quase impossível. Mas, o que se pode fazer é aprender a controlar as pragas na plantação aproveitando-se de técnicas naturais e é essa a proposta da cartilha “Receitas de plantas com propriedade inseticidas no controle de pragas”.
“Pragas não fazem distinção entre o grande latifundiário e o agricultor familiar. Aos produtores, por sua vez, cabe a tarefa de escolher como combatê-los, procurando mecanismos que reduzam as agressões ao meio ambiente”. A afirmação está na apresentação da cartilha, que é resultado de vários estudos desenvolvidos por professores, estudantes e profissionais da área com o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas, Tocantins.
“A ciência pode, e deve, dar às mãos ao saber popular e caminhar numa só direção. Esta cartilha é um convite ao caminhar lado a lado que nos permita o manejo e o uso adequado de produtos que, ao controlar as pragas, contribuem para o equilíbrio do meio ambiente e o êxito na produção”, acreditam os profissionais que ajudaram a dar forma ao documento.
Quer aprender a conservar grãos e sementes? Ou quem sabe afugentar as formigas da cozinha? Há lagartas atacando sua horta? Estas e outras situações podem ser controladas por meio de inseticidas naturais. Clique aqui e confira as receitas na cartilha.
Quer tirar alguma dúvidas ou saber mais? Entre contato conosco!
Fonte: Redação CicloVivo